Quais são as vantagens de se utilizar energia solar fotovoltaica?

A principal vantagem desse tipo de energia é que ela não é poluente e nem se utiliza de meios e recursos finitos para a sua produção. Por isso é considerada uma energia limpa e sustentável.
Os sistemas de produção de energia solar fotovoltaicas necessitam de manutenções mínimas e, em geral, possuem longa vida útil (superior a 25 anos).
A energia solar é uma ótima opção para zonas remotas que não possuem acesso à rede de distribuição, já que a sua instalação não é trabalhosa e a sua fonte (a luz solar) está presente em praticamente todo o planeta. E muitas vezes as pessoas acham que o preço dos painéis solares é muito elevado mas, na realidade, essa é outra das grandes vantagens, porque se pode vender os excedentes à EDP e muitas vezes até ter lucro!

Quais as desvantagens do uso da energia solar fotovoltaica?

A produção de energia poderá variar de acordo com o clima (como períodos de chuva ou neve), além do fato de a noite não haver nenhuma produção de energia, o que obriga os sistemas a disporem de uma forma de armazenamento da energia produzida ao longo do dia, além de mudanças no padrão de consumo das famílias (como passar a utilizar mais os aparelhos eletroeletrônicos em períodos de produção de energia)
Países que se localizam em latitudes médias e altas sofrem quedas de produção no período do inverno, assim como locais com frequente cobertura de nuvens
As formas de armazenamento de energia solar são pouco eficientes se comparadas aos combustíveis fósseis e outros mais poluentes.
Como pode notar, a energia solar já é uma realidade em diversos locais. Pensa em dispor de um sistema fotovoltaico em seu lar ou empresa? Se sim, existem opções muito boas em Portugal, perca um pouco de tempo e peça uns orçamentos!

Deixar uma resposta