Seminário Iluminação Pública Cadastro Municipal

Esta é uma temática da actualidade, no que à energia diz respeito. Neste momento o tema já foi discutido nas regiões Norte, Centro e Sul, e Sintra foi eleita a cidade para o debate na região da AML. O Seminário desenrola-se com o apoio do Centro Português de Iluminação e contando com oradores de renome, Eng.º Vitor Vajão e Eng.º Alberto Van Zeller.
O crescimento demográfico verificado nas últimas décadas exige o desenvolvimento da rede viária com uma hierarquia própria e ajustada aos usos. Desse crescimento resulta a necessidade de dotar o território com uma rede de Iluminação Pública adequada, o que se traduz numa considerável melhoria da imagem territorial, incrementando o turismo, comércio e lazer, sempre tendo em conta o uso eficiente e racional de energia eléctrica.
É neste contexto que surge a necessidade de ter o conhecimento profundo e absoluto do estado actual da rede de Iluminação Pública. Para tal Sintra está a elaborar o Cadastro Municipal. Procedendo-se ao levantamento de informação da totalidade das luminárias existentes no concelho e desenhando-se um sistema de informação geográfica que possibilite a análise espacial da informação, através de uma base de dados robusta com vários níveis de características técnicas dos equipamentos instalados. Com recurso à tecnologia SIG é possível de forma intuitiva ter acesso rápido a informação como: quantidade de luminárias, estado de conservação, classe de alturas, modelo, potência, lâmpada, mapas, identificação do PT e circuito.
Com este Seminário pretende-se mostrar ao público o Guia de Boas Práticas para a elaboração de um Cadastro Municipal de IP, documento elaborado pelo Centro Português de Iluminação, bem como o Caso de Estudo de Sintra.

Deixar uma resposta